A Creche Escola


..::FILOSOFIA

          Ao elaborarmos a nossa proposta pedagógica, partimos da concepção de que a criança constrói e apropria-se do conhecimento, desde o momento em que entra em contato com o mundo, com as coisas e as pessoas, isso é, desde o seu nascimento. Educar é, fundamentalmente, transmitir qualidades humanas. Qualidade no pensar, no agir, no conviver. Para que isso seja possível, a presença de profissionais bem preparados e unidos em torno de um projeto pedagógico é essencial,  principalmente no mundo contemporâneo, onde a capacidade de aprender é o talento que mais diferencia os homens.

..::PAPEL DO EDUCADOR

          Tanto quanto saber conduzir o aprendizado, o educador moderno precisa estar aberto a aprender constantemente, a estudar, rever conceitos, a absorver ou recusar criticamente as novidades que o mundo oferece. Isso só é possível quando se trabalha dentro de uma linha coerente de princípios e quando se reconhece no aluno um ser em formação, que necessita tanto de conhecimento quanto de afeto e compreensão.
          A maior virtude da nossa equipe é saber unir os elos desse processo e oferecer às crianças o calor de uma relação afetiva verdadeira, o conhecimento pedagógico e a segurança da coerência pedagógica, unindo na medida certa a teoria e a prática da Educação.
          Nossa creche valoriza a capacidade criativa, em um contexto autônomo, a partir das vivências e da construção de conceitos formulados pelas próprias crianças e pelos educadores.
          A proposta pedagógica é fundamentada e desenvolvida tendo como base o sócio interacionismo, onde o grupo é um constitutivo das aprendizagens. A criança é oportunizada, então, a perceber as próprias habilidades e adquirir novas referências a partir do outro pela observação, reflexão e ação.
          Na educação infantil, especificamente, é fundamental que seja considerado, para as crianças, o conhecimento e domínio do corpo, as diferentes formas de comunicação e expressão, a necessária mudança dos espaços, o lúdico e as possibilidades inúmeras para imaginar e para refletir, partindo do que há de concreto para elas.
          Em nossa creche os espaços são amplos para a brincadeira, para a descoberta, para o trabalho com o corpo, atribuindo-lhes sempre uma função re-humanizadora, onde a relação de cada um consigo mesmo e com o outro seja alimentada e aprofundada para ultrapassar as dificuldades e estreitar os laços de cooperação.
          Valorizamos  as relações interpessoais entre crianças com diferentes habilidades e as acolhe diante de uma educação inclusiva. Aqui, todas têm o privilégio de conviver, compartilhar e interagir com respeito e receber estímulos necessários ao seu desenvolvimento.

..::CONTEÚDOS PEDAGÓGICOS

          Os conteúdos pedagógicos são compreendidos, como instrumentos que a criança tem para analisar a realidade, enriquecer sua percepção sobre ela, não se constituindo um fim em si mesmos. Eles são trabalhados sob forma de projetos temáticos. Professores de turma, de inglês, espanhol e de atividades complementares planejam de forma integrada. Essa integração possibilita que a realidade seja analisada pela criança por diferentes aspectos, sem fragmentá-la.
          Além do trabalho pedagógico realizado pela professora da turma, existem atividades com orientadores especializados que atuam lado a lado com os objetivos do grupo, visando a ampliação da convivência do aluno com diferentes linguagens e intermediando a aquisição de novas habilidades.

..::PROJETOS PEDAGÓGICOS

          Durante o período da Educação Infantil, a criança estabelece toda a base do seu desenvolvimento motor, intelectual e social. A aprendizagem surge da descoberta e da curiosidade natural do indivíduo pelo mundo que o cerca. Portanto, a criança precisa de condições para experimentar, criar, construir e expressar-se livremente.
          Cada vez mais, o processo educativo se dá em torno de núcleos geradores que integram diversas disciplinas, habilidades, objetivos, portanto ao longo do ano são desenvolvidos projetos para enriquecer a aprendizagem das crianças.

..::COMUNICAÇÃO

          A creche escola compreende que os pais são elos fundamentais para que o trabalho aconteça, pois, juntos, favorecem a construção de um ambiente propício para novas experiências e novos desafios em um cotidiano que preza pela amabilidade, alegria e segurança. Isso pode ocorrer através da agenda diária com informações sobre a alimentação, higiene e o trabalho pedagógico; reuniões com os profissionais da equipe técnica para obter maiores informações ou esclarecer dúvidas a respeito de qualquer situação da criança; além da atualização constante do site com fotos e descobertas realizadas a partir dos projetos de cada grupo.

..::ALIMENTAÇÃO

          Como a educação alimentar é um ponto fundamental neste desenvolvimento, a creche escola conta com um cardápio elaborado pela nutricionista da Assistência Médica Escolar que é responsável pela elaboração do cardápio e conscientização das crianças para uma alimentação saudável.

..::INGLÊS E ESPANHOL

          O inglês e o espanhol são trabalhados  dentro da proposta de assimilação natural de uma segunda língua. Este processo ocorre pela interação com o meio social em que a criança está inserida, através da formulação de hipóteses e dedução das regras que regem o funcionamento de uma língua.
          As crianças são expostas às língua inglesa e espanhola  através de atividades integradas ao projeto pedagógico da creches.  Os professores apresentam o idioma de forma lúdica, criando  histórias, brincadeiras, jogos, assistindo  filmes, cantando , dançando, dramatizando e conhecendo o que o mundo tem a apresentar-lhes, sempre em um ambiente acolhedor e com muita afetividade.
          O contato com a língua estrangeira nos  primeiros momentos da infância é estimulante, e à partir de 6 meses de idade as crianças participam de atividades de imersão no idioma. No  período da educação infantil, as crianças estão bastante motivadas e dispostas ao aprendizado de um segundo idioma com interesse e animação. A necessidade de comunicação, para sentir-se integrada e participante das atividades, faz com que a criança eleve seu interesse por compreender e expressar-se na segunda língua.

..::SEGURANÇA

          Sabendo o quanto é tranquilizador para os pais poderem acompanhar o dia a dia de seus bebês, a creche possui 32 câmeras que ficam on-line durante todo o horário de funcionamento da creche escola. Através de uma senha individual, o responsável pode observar seu filho em tempo real, seja na sala de estimulação, durante as refeições, etc. É só escolher a câmera e assistir à atividade pelo tempo que desejar.

Um comentário:

  1. Fui visitar esta creche para colocar o meu filho e achei excelente...

    ResponderExcluir